Saturday, January 13, 2007

O Oráculo Musical: o universo da música antiga!


Este blog foi criado para divulgar a música clássica, em particular, a música antiga. O termo "música antiga" é usado para denominar a tradição musical, que vai da Idade Média até o século XVIII. Muita injustiça se cometeu ao ignorar o brilhante repertório musical consagrado nessas épocas, já que a partir do romantismo, tal patrimônio foi esquecido, redescoberto muito tempo depois, em sua maioria, no século XX. Aliás, que dirá então de instrumentos de época, como viola da gamba, cravo, vihuela, violone, viola de braccio, cromorne, viola da roda, alaúde e muitos outros, ignorados pelo público? E os grandes mestres, como Machaut, Josquin de Près, Monteverdi, Corelli, Biber, Tomás de Victória, e mesmo os músicos anônimos, de partituras sem nome, que escreviam músicas para os entretenimentos da corte? Lembremos que Haendel e Bach, os mais famosos mestres do barroco alemão só foram desenterrados depois de algum tempo. Isso porque, muitas de suas obras, readaptadas ao piano e aos instrumentos modernos, ficavam descaracterizadas, sem aquela característica barroca típica que dava um caráter especial às suas obras. As partituras do mestre Bach estavam sendo usadas como papel de merenda de alunos de colégio, enquanto Haendel descansava em berço esplêndido, na Abadia de Westminter.
Muita gente ficou impressionada com o título deste site: o Oráculo! Tal nome dá uma idéia de paganismo, de cabala. Todavia, o termo combina perfeitamente com as razões deste blog, precisamente porque encara a música como uma abertura a outras dimensões. Os gregos concebiam o oráculo como um intermezzo entre os homens e os deuses. Lembremos que a música é a arte das musas, das deusas e das mulheres que inspiravam a poesia dos sons. Euterpe, deusa da música, Polínmia, deusa dos hinos, e Terpsicore, deusa de dança, estão em nossos corações, tal como Santa Cecília com sua harpa. Salomão dizia que "vinus et musica laentificant corde". (Vinho e música alegram o coração).

Há um outro aspecto da música, que é desprezada pela maioria das pessoas que a ouvem: ela nos abre portas para outros mundos, outras realidades. Os medievais consideram a música como uma arte, dentro do Quadrivium, porque a música representava a harmonia e a contemplação através dos sons. Daí a magnitude dos corais, das vozes que se misturavam ao ambiente das catedrais, parecendo vir dos céus e dos anjos. Quem ouvir as peças que serão publicadas aqui, viajará pelas épocas através dos sons e conceberá que a música é um palco que reproduz o nosso passado. A temática deste site é misturar música, história e figuras, aproximando o navegante virtual para mares nunca dantes navegados, numa linguagem comum da música e da história. Enfim, este site vem fazer a diferença, mostrando um repertório desconhecido e valioso, a fim de divulgar a boa música.

2 comments:

Anonymous said...

Prezado amigo Conde,

Parabéns pela iniciativa. Decerto que daqui há um milênio haverão pessoas que falem do rock, hard rock e pop.

Abração.

Anonymous said...

Espero que não... Espero que as futuras gerações escutem a boa música erudita!